A Ilha Terceira e os seus encantos

Os encantos da Ilha Terceira

A Ilha Terceira, situada no Grupo Central, é a terceira maior ilha do Arquipélago dos Açores. É uma das mais bonitas do conjunto das nove ilhas açorianas. É lá que está localizada o primeiro sítio dos Açores a ser elevado a categoria de cidade, a capital da ilha, Angra do Heroísmo.

A capital

Esta ilha está repleta de encantos naturais protagonizados por belas e impressionantes paisagens vulcânicas e de lugares de interesse geológico. Tem uma oferta muito diversificada e, por isso, constitui-se atualmente como um dos principais destinos turísticos do Arquipélago. A sua capital, Angra do Heroísmo, foi classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1983. É considerada a joia da coroa da Ilha. Na verdade, é uma das cidades mais charmosas e encantadoras das demais no Arquipélago.

O centro histórico

Passear pelas suas ruas calcetadas é fazer uma verdadeira viagem ao passado. No seu centro histórico, é possível observar toda a herança arquitetónica deixada dos antigos povoadores. São várias as igrejas, os monumentos e os palácios que remontam a tais épocas e que, hoje em dia, encontram-se bem preservadas. O Jardim Duque da Terceira, também localizado no centro histórico da cidade, é um dos mais bonitos jardins clássicos dos Açores. Os miradouros do Alto da Memória e do Monte Brasil são pontos de visita obrigatórios, pois representam os locais de paragem das rotas marítimas para as descobertas dos séculos XV e XVI.

Paisagens de cortar a respiração

Uma das paisagens mais belas da Ilha é a da Caldeira dos Cinco Picos, uma caldeira vulcânica, com cerca de sete quilómetros de diâmetro. Fica situada entre a Serra do Cume e a Serra da Ribeirinha. É uma visão fenomenal! Outro local de interesse é o Algar do Carvão, dentro da Caldeira de Guilherme Moniz. Este constitui-se como um túnel de lava impressionante. A sua forma singular em conjunto com a vegetação deslumbrante, tornam este um lugar especial e muito procurado pelos amantes de trilhos.

Para os amantes de praia e de mar, a Ilha possui piscinas naturais fantásticas formadas entre as rochas vulcânicas. Estas encontram-se na famosa zona balnear dos Biscoitos.  Aqui também se pode apreciar a beleza natural da paisagem contrastante entre o basalto e os tons de azul do oceano. É na freguesia dos Biscoitos que também se produz o conhecido vinho verdelho dos Açores.

O que fazer

Na Ilha Terceira pode realizar atividades na natureza e aproveitar cada momento na terra ou no mar. Em terra são frequentes os passeios de bicicleta, trilhos e excursões pelas cavernas e crateras, por exemplo. Em mar, os passeios de barco para a observação de cetáceos são uma maneira divertida de se aventurar no mar dos Açores.

A Ilha Lilás, como é conhecida, é uma verdadeira pérola do Atlântico. Lá pode sentir a natureza pura dos Açores e, simplesmente, relaxar.

Monte Brasil

Descubra o mar dos Açores connosco através da atividade de Observação de Cetáceos aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

pt_PT