Projeto Moniceph

Hoje vamos dar a conhecer, o mais recente projeto, que a Picos de Aventura tem o prazer de colaborar – o Projeto Moniceph.

A investigadora deste projecto, Stephanie Suciu, em colaboração com a Universidade dos Açores, está a estudar a ecologia dos cefalópodes (polvos e lulas) do oceano profundo, assim como, a dieta dos cetáceos que os comem (cachalotes, baleias piloto, baleias de bico e os grampos).

Como nós ajudamos? Durante as nossas saídas de mar, por vezes encontramos partes destes animais a flutuar à superfície, partes essas que são trazias pelos cetáceos quando se alimentam. O objetivo do projeto é recolher esses restos de animal e tirar uma amostra, para posterior análise genética, para identificar a que espécie pertence.

Ontem, durante a saída da tarde e acompanhados pela Stephanie, encontramos um pedaço, ao que parece de polvo. A recolha da superfície foi feita com sucesso e uma pequena parte da amostra foi colocada num frasco para mais tarde ser analisada (Figura 1 e 2, respetivamente).

Figura 1 Foto: Stephanie Suciu.

Figura 2

Vamos aguardar para saber mais novidades sobre esta e outras amostras recolhidas, para ficarmos a conhecer ainda mais estes organismos de profundidade e saber que segredos guarda o mar dos Açores!

Podem seguir este projeto visitem:

Site: https://moniceph.wixsite.com/home

Instagram: https://www.instagram.com/moniceph.azores/

Facebook: https://www.facebook.com/moniceph

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

pt_PT