Baleia de Bico de Blainville

Artigo Baleia de Bico de Blainville
83 / 100

Baleia de Bico de Blainville

Esta semana tivemos um avistamento do qual gostaríamos de falar um pouco mais: vimos Baleias de Bico de Blainville (Mesoplodon densirostris).

Baleia de Bico de Blainville

 

Ilustração de macho (em cima) e fêmea (em baixo) de Baleia de Bico de Blainville. Fonte: Illustration Jefferson, T.A., Webber, M.A. & Pitman, R.L. (2008). Marine Mammals of the World: A Comprehensive Guide to their Identification. (1st Ed). Academic Press. 

Esta espécie de cetáceo atinge 3-7 metros  de cumprimento e apresenta colorações bastante variadas, desde cinzento a acastanhado na parte dorsal a branco na região ventral.

Os machos adultos possuem 2 grandes dentes que se destacam do meio do seu maxilar a uma curva da boca bastante pronunciada. As fêmeas e os machos juvenis possuem uma ligeira curvatura mas não tão pronunciada como nos machos adultos.

Baleia de Bico de Blainville

 

Nas fêmeas e juvenis desta espécie, a linha da boca é ligeiramente arqueada.

O seu corpo apresenta muitas vezes marcas (cicatrizes e arranhões) muitas vezes resultantes de interacções com outros animais da mesma espécie.

Estes animais podem permanecer submersos por 10 a 40 minutos, voltando à superfície para respirar apenas durante alguns minutos antes de mergulharem novamente. Atingem profundidades de cerca de 1000 metros, sendo que podem atingir 14000 metros durante os seus mergulhos.

As Baleias de Bico de Blainville alimentam-se de lulas e pequenos peixes de profundidade, utilizando sucção para apanhar os apanhar.

Pouco se sabe sobre estes misteriosos animais. São criaturas únicas e que não são fáceis de observar. Por isso, quando podemos observa-las ficamos tão entusiasmados!

Baleia de Bico de Blainville

 

Baleia de Bico de Blainville vindo respirar à superfície. Pode observar-se o bico e o espiráculo do animal, bem como as barbatanas peitorais dentro de água.

Tal como outras espécies de cetáceos, também as baleias de bico de Blainville sofrem de ameaças reais como a poluição, as alterações climáticas e os perigos das pescas. E apesar dos esforços em cada vez mais conhecer esta e outras espécies de baleias de bico, a verdade é que actualmente esta espécie esta classificada como DD (Data deficient) pela IUCN Red List of Threatened Species.

Vem conhecer esta e outras espécies connosco durante as nossas saídas de observação de cetáceos! ?

Comments are closed.
pt_PT