Ecolocalização: O que é?

Os cetáceos com dentes são animais que se alimentam maioritariamente de peixes e lulas. Como se encontram num meio que pode ter visibilidade reduzida, estes mamíferos marinhos utilizam um sistema que permite a navegação e encontrar as presas. Este sistema aproveita a boa propagação que o som tem na água.

Estes animais têm umas membranas que produzem som e que depois é amplificado por outro órgão chamado melão.

cetaceos

Orgãos que estão envolvidos no Sistema de Ecolocalização: melão (“Melon”), membranas que produzem o som (“Sound-producing Membranes”) e tecido receptor do som (“Sound-Conducting Tissues”).

Estas ondas sonoras viajam através da água, até embater num objecto. Ao serem reflectidas, são captadas por estes mamíferos marinhos, através de um tecido especial que se encontra na sua mandíbula. O cérebro interpreta então a distância a que possam estar as presas e forma uma “imagem” do meio envolvente.

As quatro espécies de cetáceos que são residentes aqui nos Açores fazem parte dos cetáceos com dentes e, como tal, utilizam este sistema.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

pt_PT