Dia Mundial da Tartaruga

Hoje é Dia Mundial da Tartaruga!!

Como tal gostávamos de partilhar convosco alguns factos sobre estes maravilhosos animais. Sabiam que existem apenas 7 espécies de tartarugas marinhas e nos Açores conseguimos avistar 5? Sim, é verdade, os Açores não só são um dos melhores sítios no mundo para observar cetáceos como também um dos locais onde conseguimos observar 5 espécies diferentes de tartarugas marinhas!!

Infelizmente todas estas espécies encontram-se ameaçadas! Desde a sua captura ilegal, à destruição e perda de habitat, passando pela problemática dos plásticos, estes animais enfrentam todos os dias da sua vida perigos bem reais!

green-turtle-suffocating-on-plastic-bag

Os plásticos são uns dos maiores problemas que as tartarugas marinhas enfrentam na actualidade. Muitas delas confundem os plásticos com algumas das suas presas  (medusas e águas-vivas).

 

De modo a contribuir-mos para a conservação destes animais, a Picos de Aventura é uma das empresas parceiras do Projecto COSTA (COnsolidating Sea Turtle conservation in the Azores). Este é um projecto em colaboração com o Archie Carr Center for Turtle Research da Universidade da Florida e o Departamento de Oceanografia da Universidade dos Açores onde o nosso principal objectivo é ajudar esta investigação através da recolha de dados e da marcação de tartarugas marinhas que se encontram nas aguas junto ao arquipélago Açoriano.

IMG_9822 (1)

As tartarugas-comuns (Caretta caretta) são a espécie mais frequentemente avistada nos Açores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

pt_PT