Lixo Marinho: Outra espécie residente!

O lixo marinho é um problema global, que tem consequências ambientais, estéticas e económicas. Uma das consequências é para os animais que habitam o ambiente marinho. Estes podem:

  • ficar aprisionados no lixo como, por exemplo, nas redes de pesca. Ao ficar à deriva, estas podem causar sofrimento, graves deformações e até morte;
  • confundir o lixo com alimento, o que pode causar problemas digestivos ou até a morte. Por exemplo, as tartarugas confundem os sacos de plástico com as suas presas, as medusas.
    cacha
    Cachalote curioso com uma rede de pesca fantasma. Conseguimos recolhê-la a tempo. Fotografia: Leire Lopetegui

    A quantidade de lixo marinho existente é difícil de quantificar pois só vemos o que está à superfície. Para além do lixo que se encontra no fundo marinho, também há aquele que não conseguimos ver, que são os microplásticos. Estes são o resultado da decomposição do plástico, que permanecem no ambiente marinho e que podem entrar na cadeia alimentar de muitos animais.

    A solução para este problema passa principalmente pela prevenção, ou seja, aplicar ao máximo o conceito de Reduzir, Reutilizar e Reciclar, para que o nosso lixo não acabe no mar.

    Aqui na Picos de Aventura, fazemos a nossa parte! Tentamos sensibilizar os nossos clientes para esta problemática e, sempre que possível, recolhemos todo o lixo que encontramos nas nossas saídas!

                                                   palete
    Palete com que encontrámos golfinhos a brincar. Felizmente, também a conseguimos recolher.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

pt_PT