Cachalotes, golfinhos e demasiado plástico no oceano

Mais um dia de inverno na ilha de São Miguel e mais uma saída de mar da Picos de Aventura que se revelou cheia de surpresas!

Depois de um breve briefing sobre as espécies de mamíferos marinhos que podíamos encontrar e da segurança a bordo, saímos para o mar com os nossos clientes cheios de boa disposição!

Com as indicações dos nossos vigias em terra, dirigimo-nos para um local de possível avistamento de cachalotes (Physeter macrocephalus) a cerca de 5 milhas da costa. Esta possibilidade evoluiu rapidamente para uma certeza! Através dos seus sopros, avistámos um grupo de cerca de três indivíduos adultos e pudemos acompanhar mais de perto um em particular (figura abaixo).

imagem1

Após alguns minutos, os animais mergulharam e dirigimo-nos para mais perto da costa onde tivemos a sorte de encontrar uma cria de cachalote que se revelou bastante curiosa e amigável. À medida que se foi aproximando do barco e exibindo o comportamento de spyhopping, como visto na imagem abaixo, apercebemo-nos que o animal estava interessado num pedaço de rede de pesca perdido!

imagem2.png

Assim que a cria se afastou do barco e da rede, retirámo-la de imediato da água e, qual foi o nosso espanto quando ao visualizar o vídeo captado vimos a perigosa interação do cachalote com a rede.

Isto vem evidenciar a problemática já tão conhecida do plástico e das redes de pesca fantasma no oceano e dos perigos que isto acarreta para a vida marinha.

Após este inesperado e preocupante encontro os nossos vigias informaram-nos de um grupo de golfinhos que se encontrava nas proximidades. Estes cerca de 50 indivíduos, constituídos por adultos, juvenis e crias, eram golfinhos comuns (Delphinus delphis) e estavam em alimentação. Acabámos por terminar a nossa saída de mar rodeados destes animais e de todo o frenesim associado ao seu comportamento!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

pt_PT