Cetáceos: o que são?

Os cetáceos são mamíferos marinhos que, tal como os humanos, têm pulmões e cujas crias se alimentam de leite. Estes animais têm-se revelando animais extremamente sociais e inteligentes, com complexas interacções intra e inter-específicas (ou seja dentro da mesma espécie e entre espécies).

Até ao momento, conhecem-se cerca de 90 espécies de cetáceos. No geral, podem ser divididos em dois grandes grupos: os cetáceos com dentes e os cetáceos de barbas. Esta divisão é principalmente baseada na forma de alimentação. Os cetáceos com dentes (Sub-ordem Odontoceti), tal como o nome diz, têm dentes e alimentam-se de presas maiores (como peixes, lulas e polvos). Os golfinhos e os cachalotes fazem parte deste grupo (Figura 1).

Sem TítuloFigura 1. Cachalote (Physeter macrocephalus) e os seus dentes.

Os cetáceos de barbas (Sub-ordem Mysticeti) têm barbas em vez de dentes, alimentando-se de animais mais pequenos (como krill e pequenos crustáceos). Estes últimos, utilizam as barbas para filtrar a água que ingerem. A baleia azul e a baleia de bossa (Figura 2) são alguns dos exemplos deste grupo.

55855Figura 2. Baleia de Bossa (Megaptera novaengliae) e as suas barbas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

pt_PT