Projecto Monicet

O MONICET é uma plataforma online de recolha de dados a longo prazo das observações de cetáceos por parte dos operadores comerciais nos Açores. A sua finalidade é contribuir ao estudo e conhecimento destas espécies protegidas dentro das estratégias regionais de conservação dos recursos naturais. A plataforma tem a sua origem num consórcio de várias empresas marítimo turísticas, entre as quais a Picos de Aventura, com o CIRN (Centro de Investigação de Recursos Naturais) da Universidade dos Açores, e foi apoiado na sua criação, no ano 2009, pelo Governo dos Açores. Objectivos: gerir e actualizar uma base de dados dos cetáceos observados nos Açores; criar metodologias padrão simples para a recolha de dados; divulgar os cetáceos dos Açores; valorizar a actividade comercial de observação de cetáceos.

Metodologia: pretende-se criar uma união entre as actividades de whale watching e a pesquisa científica, utilizando metodologias simples de recolha de dados adaptadas às operações comercias. Os guias científicos a bordo das embarcações são os encarregados da recolha de dados em cada saída com a ajuda de um GPS e umas tabelas estandardizadas, ao tempo que dão as correspondentes explicações aos clientes que podem participar activamente nesta parte do processo. Mais tarde, estes dados são introduzidos na plataforma online para a sua validação por parte do centro de investigação na universidade. Esta informação é automaticamente actualizada e publicada nas diferentes ferramentas de visualização dos dados: mapas, gráficos e catálogo de foto-identificação.

Gráficos

Consulte as percentagens de passeios em que as espécies foram avistadas para estudos de variação temporal.

Clique nos acrónimos das diferentes espécies para as retirar ou adicionar do gráfico.



Foto-identificação

Fotografias de barbatanas usadas na identificação de indivíduos de cada espécie para estudos de padrões de residência e abundância de cetáceos.

Envie as suas fotografías para serem incluídas no catálogo de foto-identificação.

Foto-identificação >